Objetivos do evento:
O evento tem como objetivo dar visibilidade para o potencial de negócios de algas para as comunidades tradicionais através de trocas de experiências e saberes em rodas de conversa, palestras científicas, tecnológicas e político-econômicas.
As características ambientais e sociais da Baía da Ilha Grande podem contribuir para que o Brasil entre no mapa global de produção de algas marinhas. A atividade é incipiente e invisível quanto ao seu potencial de negócios, geração de trabalho, emprego e renda.
A UFRJ através do Programa de Extensão “Tecnologia Social e Ciências do Mar” e o projeto “Algicultura da Baía da Ilha Grande”, vem contribuir com a formação desta nova cadeia produtiva a partir da capacitação com o curso de extensão “Algicultura e Desenvolvimento Territorial Sustentável”, visando o fomento do cultivo da macroalga Kappaphycus alvarezii na Baía da Ilha Grande, aliando o desenvolvimento social com a preservação ambiental, respeito e valorização das comunidades tradicionais locais e, neste cenário, as atividades econômicas advindas da macroalga fomentarão o tripé da sustentabilidade.
Os projetos e cursos de extensão oferecidos pela UFRJ visam romper os muros da universidade e promover a troca de saberes e de conhecimento científico e tecnológico. A algicultura é uma nova área de negócio, possível e necessária para o Rio de Janeiro, que se somará às outras economias consolidadas no local (turismo, pesca, gastronomia e comércio) para contribuir com o aumento do índice de desenvolvimento humano (IDH).
Áreas temáticas:
- Fomento
- Ambiental
- Políticas públicas
- Gastronomia
Dias: 02 e 03 de junho/22
Local: Casa de Cultura de Paraty/RJ
Rua Dona Geralda, 194
Para mais informações acesse o site do evento:
Algicultura na Baía da Ilha Grande: Diálogos, Ação e Conexão
https://www.even3.com.br/algiculturabig/